O que é Grêmio Estudantil ?Grêmio é uma entidade autônoma, organizada e dirigida exclusivamente pelos estudantes para a defesa e promoção de atividades dos alunos. O Grêmio e a união dos alunos, a favor de melhoras nas condições da escola ou instituição de ensino e a luta dos alunos contra as coisa erradas na escola e a voz do aluno na diretoria na secretaria ou no ministério da educação.
Os estudantes lutaram e conquistaram o Direito de organizar grêmios estudantis nas escolas ( lei n°. 7.398, de 4 de novembro de 1985).
Um grêmio organizado pode promover: campeonatos, festivais de música, cursos, jornais, excursões, debates, festas, teatro... e muito mais... É ele quem vai cobrar a direção das escolas e de outros órgãos a solução de problemas existentes e tudo que seja-a respeito dos alunos.
Os estudantes lutaram e conquistaram o Direito de organizar grêmios estudantis nas escolas ( lei n°. 7.398, de 4 de novembro de 1985).
Um grêmio organizado pode promover: campeonatos, festivais de música, cursos, jornais, excursões, debates, festas, teatro... e muito mais... É ele quem vai cobrar a direção das escolas e de outros órgãos a solução de problemas existentes e tudo que seja-a respeito dos alunos.
Você têm esse direito !
Você sabe qual a origem do Grêmio?
O Grêmio não surge n escola por acaso, por capricho ou brincadeira: ele surge sempre devido a necessidade que os estudantes sentem de construir um instrumento de luta, organização e reivindicação dos seus direitos. Em qualquer escola que apresente problemas que afetem o estudante, ali é um espaço para nascer um Grêmio. E essa consciência da necessidade de se organizar os estudantes vem tendo há muito tempo. A primeira vez que se ouviu falar em movimento estudantil no Brasil, foi no início deste século, quando os estudantes se uniram -se aos trabalhadores em solidariedade durante a greve geral de 1917. Na década de 60 os estudantes já se organizavam em Grêmios, e mesmo quando veio a ditadura militar (1964) eles não puderam ser sufocados. Pelo contrário, os Grêmios Estudantis foram um dos mais fortes instrumentos de luta contra a ditadura, e um dos principais responsáveis pela democratização do país na década de 80. Eles estiveram ativamente presentes nas lutas pela anistia aos presos políticos, pelas diretas já (1984) e pelo “Fora Collor” (1992), demonstrando com vigor a capacidade de mobilização e organização da classe estudantil brasileira. Essa mesma capacidade de luta foi o que pressionou o então presidente José Sarney a assinar a lei nº 7.398, em 05/11/1985, que voltava a garantir o direito dos estudantes se organizarem nas escolas do país. Não pensem nunca que tal lei foi um “presente” do Sarney aos estudantes: para que ela pudesse ser assinada foi preciso muita mobilização, passeata, ocupação de escolas e prédios públicos. Foi preciso ter sangue estudantil derramado, teve estudante assassinado e torturado, foi preciso muito suor, sangue e disposição de luta. Mas ela saiu e, por isso hoje ninguém pode proibir que os estudantes se unam, se organizem e lutem por seus direitos, porque isso nós não “ganhamos”: nós conquistamos!
Como organizar o seu Grêmio
1°. Passo
CONVERSANDO COM OS ESTUDANTES
Você já está convencido de que a formação do grêmio é uma boa, então vamos começar a conversar com outros alunos sobre a importância do Grêmio Estudantil.
2°. Passo
A PRIMEIRA REUNIÃO
Um grupo de alunos devem comunicar a direção da escola, de que está havendo um processo de formação de Grêmio e solicitar um local e horário apropriado pra discussão...
3°. Passo
COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO
Essa reunião deve tirar um grupo de 2 a 5 estudantes, que passa a se chamar: COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. A Comissão encaminhará o processo de construção do Grêmio:1° apresentando e aprovando em assembléia o estatuto, em seguida marcando a data da eleição e definindo suas regras (data de inscrição de chapas e da campanha de divulgação, etc). Cabe também à comissão informar à direção da escola sobre o andamento do processo de eleição e fazer as solicitações necessárias (exemplo: uma sala para a sede do Grêmio, lista de votantes etc).
4°. Passo
A CAMPANHA
Para maior clareza dos alunos é interessante promover um debate entre as chapas, para que sejam expostas as propostas de trabalho das chapas concorrentes.
5°. Passo
A ELEIÇÃO
Tem direito a voto todos os alunos regularmente matriculados cabendo à Comissão Pró-Grêmio decidir se todos os alunos do primário devem ou não votar.
Deverão também solicitar à secretaria da Escola a listagem dos nomes dos alunos votantes. No dia da eleição , ao receber a cédula cada aluno deve assinar a lista a frente de seu nome. Após a votação a comissão fará a apuração dos votos na presença de representantes de cada chapa e imediatamente divulgará os resultados e o nome da chapa vencedora.
6°. Passo
A POSSE DOS ELEITOS
Depois da apuração e divulgação do resultado a Comissão Pró-Grêmio dever empossar a chapa vencedora, que agora será o GRÊMIO Estudantil da Unidade Escolar.
7°. Passo
OS COMPROMISSOS DNA PRÁTICA
Eleita a Diretoria do Grêmio, ela passa a ter o compromisso de representar a opinião do estudante de forma clara e independente e colocar as propostas em prática.
prometeu tem que cumprir!
Estatuto do Grêmio Estudantil
O Estatuto e o começo de tudo, antes de começar a formar sua chapa ou outra coisa leia o Estatuto direitinho, após forme uma comissão que irá ser chamada de comissão pro-grêmio, esta comissão terá o trabalho de discuti-lo e aprova-loem Assembléia Geral com os estudantes esta comissão e formada por basicamente 3 estudantes dos 3 períodos, após passado em assembléia começará o processo de inscrição de chapas e logo após a Campanha Eleitoral que será organizada pela essa comissão, está comissão e pro-gremio não é o grêmio ela organiza o processo de grêmio na escola.
O estatuto não deixa de ser normas que vc coloca ao grêmio as funções de cada um, vc vai ver o que cada um faz, qual a sua determinada função. Agora sem o Estatuto o grêmio não tem valor judicial, precisa dele para ser garantido por lei. Então é de muita importância !!!!!!
Modelos de Atas
Após eleito o grêmio, a diretoria do grêmio, tem que lavrar ou editar uma ata de Posse do Grêmio Estudantil, e se quiser em Ata de Eleição ...... após isso este documentado comprova a existência do grêmio estudantil dentro da unidade escola.
Tive a preocupação de colocar a disposição de todos um modelo de Ata de Posse e uma Ata de Reunião, pois logo após cada reunião do Grêmio Estudantil tem que ser escrita.
Obs: Na hora de escrever na ata lembre sempre que não pode deixar espaços em branco, tem que escrever tudo por extenso sem números.
Modelo de Ata de Posse
As ___ horas, do dia ___, do mês de ___________, do ano de ____________, tomou posse a diretoria do Grêmio Estundantil __________________________, da Escola ________________. Integram esta diretoria os seguintes membros, nos respectivos cargos: __________________________, presidente; __________________________, vice-presidente; __________________________, primeiro secretário; __________________________, segundo secretário; __________________________, primeiro tesoureiro; __________________________, segundo tesoureiro; __________________________, diretor social; __________________________, diretor de imprensa; __________________________, diretor de esportes; __________________________, diretor de cultura;__________________________, primeiro suplente e __________________________, segundo suplente; que terá sua sede no referido estabelecimento de ensino, com duração limitada pelos estatutos do Grêmio.
Modelo de Ata de Reunião
As ___ horas, do dia ____, do mês de ________, do ano de ______, reuniu-se a diretoria do Grêmio Estudantil ____________________, da Escola _____________________: Na pauta de reunião foi discutido que __________________ e ______________________, sendo aprovadas as seguintes propostas a serem encaminhadas: __________________________, ________________________ e __________________________ . A reunião o foi presidida por __________________________ (nome), _______________ (cargo) e por mim, ________________________ (nome), ___________________________ (cargo), que a
Muito obrigado, me ajudou.
ResponderExcluirFoi de grande ajuda. Obrigada.
ResponderExcluirThanks!
ResponderExcluir